REVISITANDO A HISTÓRIA DA ESCOLA AGRÍCOLA: HISTÓRIA E MEMÓRIA DE UMA ESCOLA CENTENÁRIA

Camila Damasceno de Paula, Larissa Pamplona de Oliveira, Ana Carolina de Almeida Bergamaschi, Fabrício Roberto Costa Oliveira

Resumo


Muito pouco e tem pesquisado sobre a trajetória de jovens estudandtes de Escolas Agrícolas. Criada no início do Século XX, como Aprendizado Agrícola, a Escola Agrícola de Barbacena sofreu uma séria de transformações e recebeu diferentes denominações, de acordo com momentos histíricos e políticos vivenciados.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Decreto n° 22.934, de 13 de julho de 1933. Transforma o Aprendizado Agrícola de Barbacena em Escola Agrícola e dá outras providencias. Rio de Janeiro,

Disponível em: . Acesso em: 10. ago. 2013.

FARIA FILHO, Luciano Mendes. O processo de escolarização em Minas Gerais: questões teórico-metodológicas e perspectivas de pesquisa. In: VEIGA, Cynthia

Greive; FONSECA, Thaís de Lima e Fonseca (Orgs.) História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica/CNPq, 2008. p. 77-97.

FONSECA, Nelma Marçal Lacerda. A história oral no museu da escola de Minas Gerais: Relato sobre o caminho percorrido. In: Filho, Luciano Mendes de Faria (org.). Arquivos, Fontes e Novas Tecnologias: questões para a história da educação, Bragança Paulista, SP: Editora Autores Associados, 2000.

JULIA. Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Tradução de: Gizele de Souza. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n.1, p.9-43, set./dez. 2001. VIÑAO FRAGO, Antonio. Historia de laeducación e historia cultural. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.0, p. 63-82, set./dez.1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.