AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE Araucaria angustifolia (Bert) O. Ktze, EM DIFERENTES TIPOS DE SUBSTRATOS

Larisse Cristina do Vale, Ricardo Tayarol Marques, Rejane de Fátima Coelho, Vania Cristina Moraes

Resumo


A utilização de espécies florestais é muito importante para a economia brasileira desde o período de colônia portuguesa, sendo a Araucaria angustifolia (Bert) O. Ktze uma espécie nativa brasileira que devido à alta qualidade da sua madeira foi extensivamente explorada na década de 60, para atender as demandas do mercado interno e externo. Na década de 70 os reflorestamentos com esta espécie eram crescentes, mas declinaram drasticamente nos últimos anos e foram substituídos pela introdução de espécies exóticas de rápido crescimento (ANJOS et al, 2004).

Texto completo:

PDF

Referências


ANJOS, A.; MAZZA, M.C.M.; SANTOS, A.C.M.C.; DELFINI, L.T. Analise do padrão de distribuição espacial de araucária (Araucaria angustifolia) em algumas áreas no Estado do Paraná, utilizando a função K de Ripley. Scientia Forestalis. n. 66, p. 38-45. dez. 2004.

BINOTO, A. F. Relação entre variáveis de crescimento e o índice de qualidade de Dickson em mudas de Eucalyptus grandis W. Hill ex Maid e Pinus elliottii var. elliottii – Engem. 54p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.

GOMES, J. M.; PAIVA, H. N. Viveiros florestais: propagação sexuada. Viçosa: Editora UFV, 2011.116p.

NARDIN, C.F. Demografia da Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze e recomendações para a exploração sustentável do pinhão no município do Turvo (PR). 82 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável) – Instituto de Pesquisas Ecológicas, Nazaré Paulista, 2010.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS – UFLA. Programa Sisvar. 2013. Disponível em: acesso em 18 de dez. 2013.

WENDLING, I.; DELGADO M. E., Produção de mudas de Araucária em tubetes. Colombo: EMBRAPA, 2008. 9p. (Comunicado Técnico).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.