Desempenho acadêmico dos bolsistas do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-EM) do Campus Barbacena do IF Sudeste MG.

Jessamy Helena Damasceno, Valdir José da Silva, Vivian Mello Antunes

Resumo


Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN apontam para o ensino médio “a formação geral, em oposição à formação específica; o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização.” (BRASIL, 2000, p. 05). Destaca-se também que uma das finalidades do ensino médio é “o desenvolvimento das competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos”
(BRASIL, 2000, p. 10)


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Referências


BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio – Bases legais Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2000. Disponível em . Acesso em 28 de fevereiro de 2013.

MORAES, Flavio Fava de; FAVA, Marcelo. A Iniciação Científica: muitas vantagens e poucos riscos. São Paulo Perspec. V.14, n.1, pp. 73-77, 2000. Disponível em

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OHAYON, Pierre; AQUINO, Lygia V. de; MARAVALHAS, Ana Lúcia G.; SANTOS, Beatriz B. Marques dos; BARRETO, Edna A.; BEZERRA, Marlene J. S. Iniciação científica: uma metodologia de avaliação. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.15, n.54, p.127-144, jan./mar.2007.Disponível

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