CONHECIMENTOS EXIGIDOS AOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA INGRESSO NA DOCÊNCIA NO ESTADO DE MINAS GERAIS

José Fernandes Silva, Marcos Pavani Carvalho

Resumo


Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que discutiu os conhecimentos exigidos, aos professores de Matemática, no concurso para provimento de cargos na Educação Básica no Estado de Minas Gerais, em 2015. Os dados foram coletados por meio da análise detalhada do edital do concurso, que apresentou as diretrizes da seleção. Em seguida, realizamos a análise da prova aplicada aos professores e destacamos as questões significativas, objetivando categorizar essas questões de acordo com o conteúdo de destaque. A análise de dados fundamentou-se nos estudos de Shulman (1986; 1987) e Ball, Thames e Phelps (2008). Comparando a estrutura da prova com o conteúdo programático disposto no edital 04/2014, verificamos uma inconsistência entre os conteúdos elencados e as questões propostas na prova. Percebemos, com a análise das questões, de acordo com os conhecimentos propostos por Ball, Thames e Phelps (2008), que o único conhecimento contemplado é o conhecimento comum do conteúdo. Espera-se que o professor de Matemática tenha domínio de outros conhecimentos para exercer bem o trabalho docente. Assim, é desejável que uma seleção de professores de Matemática, para a Educação Básica, contemple conhecimentos além do conhecimento comum do conteúdo, tais como: o conhecimento especializado do conteúdo, o conhecimento horizontal do conteúdo, o conhecimento do conteúdo e de alunos, o conhecimento do conteúdo e do ensino e o conhecimento do currículo.

Palavras-chave: Formação de Professores de Matemática, Conhecimento, Educação Básica, Educação Matemática.


Texto completo:

PDF

Referências


BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching what makes it special? Journal of teacher education, v. 59, n.5, 2008. p. 389-407.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de Fevereiro de 2002. Institui diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 2002.

GARNICA, A. V. M. História Oral e educação Matemática. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

GATTI, Bernadete. Algumas Considerações Sobre Procedimentos Metodológicos nas Pesquisas Educacionais. ECCOS - Revista Científica, São Paulo, v.1, n. 1, dez. 1999.

MACDONALD, K. & TIPTON, C. Using documents. In: GILBERT, N. (Ed.) Researching social life. Sage: London, 1993.

MINAS GERAIS. Edital Seplag/SEE Nº. 04/2014, de 24 de novembro de 2014. Dispõe sobre concurso público para provimento de cargos das carreiras de assistente técnico de educação básica, especialista em educação básica e professor de educação básica do quadro de pessoal da secretaria de estado de educação. Belo Horizonte, 24 de nov. 2014.

MINAS GERAIS. Prova professor de educação regular-PEB-Nível I, grau A. Belo Horizonte, 2015.

SHULMAN, Lee Shulman. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, n. 15, 1986. p. 4-14.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.