SOCIEDADE E NATUREZA DO MODERNO À PÓS-MODERNIDADE: ENTRE A SEPARAÇÃO E O RETORNO A SACRALIZAÇÃO

Bethania Gabrielle dos Santos

Resumo


A partir da concepção de que a relação ser humano-natureza/ser humano- ser humano produziu e produz em cada época uma diversidade de visões de mundo,  o presente artigo tem como objetivo, através de revisão bibliográfica, discutir os modos pelos quais essa relação foi  entendida ao longo do tempo. Inicialmente faço uma introdução onde procuro situar os aspectos constitutivos da modernidade, chão histórico da separação sociedade/natureza. No momento seguinte, exponho uma análise sobre como, apesar de procurar em certa medida romper com o sistema capitalista, a crítica da economia política, a crítica da cultura e a crítica ecológica também foram produtoras de dualismos que acentuaram essa separação. Em seguida trago a pós-modernidade como uma situação privilegiada de análise da modernidade, através da qual uma revolução epistemológica teria levado ao reconhecimento do caos e da incerteza. Finalizo com uma breve discussão sobre o resgate no mundo pós-moderno do simbólico e consequentemente da sacralização do mundo como meio para o fim de restabelecer solidamente a conexão sociedade-natureza.


Palavras-chave


sociedade, natureza, separação, sagrado

Texto completo:

PDF

Referências


ACSELRAD, Henri. Conflitos Ambientais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Fundação Heinrich Boll, 2004.

ALMEIDA, Alfredo Wagner B. Antropologia dos Archivos da Amazônia. Rio de Janeiro: Casa 8 /Fundação Universidade do Amazonas, 2008.

BERMAN, Marshall. Tudo que é solido desmancha no ar. A aventura da modernidade.São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

CASANOVA, Pablo Gonzales. As novas ciências e as humanidades – da academia à política. São Paulo: Boitempo, 2006

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. A era da informação: Economia, Sociedade e Cultura. Vol. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999

CASTORIADIS, Cornelius. As Encruzilhadas do Labirinto/2. Os Domínios do Homem. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987

DIEGUES, Antônio Carlos S. O Mito Moderno da Natureza Intocada. São Paulo: Editora Hucitec, 2004.

DUPUY, Jean-Pierre. Introdução à crítica da ecologia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essências das religiões.São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FROEHLICH, Jośe Marcos; BRAIDA, Celso Reni. “Antinomias pós-modernas sobre a natureza”. In: História,Ciências, Saúde. Manguinhos, Rio de Janeiro, v.17, n.3, 2010. p.627-641.

HEIBRONER, Robert L. A natureza e a lógica do capitalismo. São Paulo: Ed. Atica, 1988.

KUMAR, Krishan. Da sociedade Pós-industrial à Pós-moderna. Novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

LEFF, Enrique. “Diálogo de saberes, saberes locales y racionalidad ambiental em la construcción social de la sustentabilidad”. In: VILLAMAR, Arturo A.; CORONA-M, Eduardo.; FERSCH, Paul. Saberes colectivos y diálogo de saberes em México. Universidad Nacional Autónoma de México/ Universidad Iberoamericana/Puebla, 2011. p. 379-391.

MIRES, Fernando. O discurso da natureza. Ecologia e política na América Latina. Florianópolis: Editora da UFSA; Bernúcia Editora, 2012.

MORAN, Emilio, F. Adaptabilidade Humana: Uma introdução à Antropologia Ecológica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.

RUBIN, Isaak Illich. A teoria marxista do valor. São Paulo: Brasiliense, 1980.

THERBORN, Göran. “Dialética da Modernidade: A teoria crítica e o legado do marxismo do século XX”. Dados. Revista de ciências Sociais. V.38, n. 2, 1995. p. 237-275.

VAITSMAN, Jeni. “Subjetividade e paradigma de conhecimento”. Boletim Técnico do Senac. v. 21, n. 2, 1995

WILBER, Ken. O paradigma holográfico e outros paradoxos. Explorando o flanco dianteiro da ciência. São Paulo: Cultrix, 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.