O “MESSIANISMO CONSUMISTA” E AS PROFECIAS PUBLICITÁRIAS CONTEMPORÂNEAS

Luana Caroline Künast Polon

Resumo


Em uma sociedade que tem suas bases fundamentadas no consumo, é possível pensar na forma pela qual os desejos de consumir são despertados nos indivíduos, e ainda, qual o papel da publicidade na disseminação dos hábitos consumistas. A mobilização social em busca de produtos considerados necessários pode ser manipulada pelas “profecias” das mídias, criando uma espécie de “messianismo” em torno do consumo. Onde os sujeitos sociais são conduzidos através das orientações da publicidade profética, na busca pelo direito sagrado de consumir. A subjetividade dos movimentos messiânicos é um amplo campo de abstrações possíveis para compreensão da forma pela qual os sujeitos agem na sociedade, constituindo suas crenças e gostos particulares. Este mesmo campo de conhecimento pode ser utilizado para compreender a complexidade da sociedade de consumo, entendendo-se que há um meio profícuo estabelecido e que influência as escolhas e os modos de vida na sociedade. Do mesmo modo que nas sociedades mais fragilizadas socialmente surge a figura do messias carregando promessas de dias melhores, na sociedade de consumo urge o consumismo caminho com destino a plena satisfação, carregando símbolos e padrões próprios de um modelo pautado no sistema capitalista. São estas relações que se pretende discutir, ainda que não abarcando toda complexidade do tema, no presente artigo, visando reconhecer as similaridades e complexidades tanto do movimento messiânico, quanto das investidas da publicidade na criação de um messianismo em favor do consumo. 


Palavras-chave


Messianismo; Consumismo; Publicidade.

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