Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista PluriTAS?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para publicação

 

Apresentação de artigos:


I. Formatação geral:

• Tipo de arquivo: Word for Windows;

• Extensão: entre 10 e 25 páginas, compreendendo espaços e incluídas todas as partes do artigo;

• Fonte: Times New Roman, tamanho 12;

• Espaço entrelinhas: 1,5;

• Margens: 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita, com recuo de 1,25 cm no início do parágrafo;

• Alinhamento do parágrafo: Justificado;

• Formato da página: A4;

• Páginas: numeradas ( fim da página);

• Idiomas do corpo do trabalho: português ou espanhol ou inglês. O resumo deve ser feito em dois idiomas: um em inglês e outro na língua de origem do trabalho. Caso a língua de origem seja o próprio inglês, o autor deverá optar entre português e espanhol. O primeiro resumo será sempre aquele do corpo do texto;

• Os artigos não podem conter qualquer identificação do autor. Os dados do autor (nome, titulação, instituição e e-mail) devem ser enviados em arquivo separado.

• Siglas e abreviações: para o uso de siglas e abreviações, os termos por extenso, correspondentes devem preceder sua primeira utilização no texto, com exceção de unidades de medidas padronizadas.

• As notas, numeradas sequencialmente em algarismo arábico no texto, devem figurar ao final de cada página, na mesma ordem em que aparecem no texto.

 

II. Ordem das partes dos artigos:

• Título (em maiúsculas, em negrito, centralizado, tamanho 14 e espaçamento 1,5 cm);

• Os autores devem ser identificados após o título, por ordem de autoria (se houver mais de um), com credencial na sequência do nome. Devem constar as seguintes informações: nome completo, formação universitária, titulação, instituição de origem e e-mail – preferencialmente, institucional.

• Resumo de até 200 a 250 palavras ou 1200-1600 caracteres em português e em inglês, seguido de palavras-chave (de 3 a 5, separadas por vírgula, espaçamento simples e tamanho 12);

• Título, resumo e palavras-chave em língua estrangeira (espanhol ou inglês), seguindo as mesmas regras usadas para resumo;

• Corpo do artigo:

- Referências. Restritas às referências aos textos citados no artigo. Seguir as normas previstas no item IV abaixo;

- Notas, se houver. As notas devem ser notas de rodapé. Devem ser restritas ao indispensável e seguir as normas previstas no item V abaixo;

 

 

III. Citações:


• Citações diretas com menos de 3 linhas: dentro do corpo do texto, entre aspas, sem uso de itálico. Exemplo: “através de
racionalizações, escondem o fundamental, enfatizam o acidental e negam a realidade concreta”. (FREIRE, 1982, p. 112).

• Citações diretas com mais de 3 linhas: destacadas do texto, com recuo de 4 cm, sem aspas, tamanho 11, espaço simples, alinhamento justificado.

• Em ambos os casos, o autor deve ser mencionado ao final da citação, entre parênteses, pelo sobrenome, em maiúsculas, separado por vírgula da data de publicação e do(s) número(s) da(s) página(s). Ex: (SILVA, 1987, p. 100-101). Não usar notas de rodapé ou de fim para identificar citações.

 • Nas citações indiretas, mencionar o nome do autor e o ano. Exemplo: Para Freire (1982), uma educação popular e verdadeiramente libertadora, se constrói a partir de uma educação problematizadora, alicerçada em perguntas provocadoras de novas respostas, no diálogo crítico, libertador, na tomada de consciência de sua condição existencial.


IV. Referências:

 • As referências, limitadas aos trabalhos citados no texto, deverão seguir as normas da ABNT. A título de   exemplificação, segue o padrão a ser adotado para citação de livro, capítulo de livro, artigo e obra acessada via Internet.

• A exatidão das informações nas referências é de responsabilidade dos autores.

 

 Livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do Livro. Local de publicação: Editora, Ano de publicação.

 

Capítulo de livro:

SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Nome do autor do capítulo. “Título do Capítulo”. In: SOBRENOME DO AUTOR/EDITOR DO LIVRO, Nome do autor/editor do livro. Título do Livro. Local de publicação: Editora, Ano de publicação. Número das páginas, precedidos de “p.”

 

Artigo publicado em periódico:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. “Título do artigo”. In: Nome do Periódico . Local de publicação: Editora ou entidade responsável pela publicação, volume ou número, ano de publicação. Números inicial e final das páginas do artigo, precedidos de “p.”

 

Obra acessada via Internet:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. “Título do artigo” ou Título do Livro . Disponível em: endereço da página. Acesso em: data do último acesso. Números das páginas inicial e final (se houver), precedidos de “p.”

 

V. Elementos gráficos


Fotografias, mapas e figuras devem ser utilizados no formato jpg, em versão colorida e com resolução mínima de 300 dpi's. Ao longo do texto, os locais nos quais estes elementos constam devem ser intercalados sequencialmente  sob numeração arábica (Ex.: Fotografia 1; Mapa 1; Gráfico 1 etc.). Se as ilustrações enviadas não forem inéditas, as fontes devem ser mencionadas. 

Gráficos, tabelas e quadros devem seguir as normas de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estastítica (IBGE). Estas informações podem ser acessadas na seguinte direção: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf

A inclusão desses itens na plataforma deve ser efetivada em arquivos individuais, que devem observar estas recomendações.

Agradecimentos e Financiamentos ( opcional): agradecimentos e/ou indicação das fontes de apoio da pesquisa, devem ser informados ao final do artigo.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de requisitos bibliográficos e normatização descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:


  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à PluriTAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
  4. Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.

 

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.