Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Gestada no cerne do grupo de pesquisa interdisciplinar TAS (Território, Ambiente e Socialidades), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Câmpus Barbacena, a revista PluriTAS espelha o seu caráter multifacetário, compilando trabalhos de investigação científica de diferentes áreas do conhecimento em busca do estabelecimento de canais dialógicos  nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas. Nesta confluência interdisciplinar, este veículo de divulgação científica congrega artigos teóricos, relatos de experiência, resenhas e traduções de obras ainda inéditas em português brasileiro. Outrossim, PluriTAS ciclicamente apresentará dossiês temáticos, que reunirão escritos referentes a um mesmo tema gerador, o que, por sua vez, engendrará um amplo acervo documental e elucubrativo.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Editores
  • Helcio Campos
  • Alessandro Oliveira
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Comitê Científico (Scientific Committee)

Editores
  • Helcio Campos
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Relatos de experiências

Escritos que narram um trabalho empírico ligado ao ensino, à pesquisa, à extensão e/ ou ao gerenciamento no âmbito de uma ou mais áreas de concentração do periódico.

Editores
  • Helcio Campos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisões

Escritos que devem discorrer de forma sistemática sobre pesquisas acerca de tópicos singulares,  estabelecendo comparações e confluências entre pesquisas sobre temas análogos, lançando nova luz sobre os conceitos e problemas tratados.

Editores
  • Helcio Campos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Escritos que efetivam uma apreciação crítica de investigações científicas, a partir de uma sintese que compile tanto o cerne como os aspectos mais importantes da obra analisada.

Editores
  • Helcio Campos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos Artigos encaminhados está condicionada a pareceres de ao menos dois membros do Conselho Editorial da revista ou de avaliadores convidados pela Comissão Editorial. Os procedimentos adotados pelo periódico para análise e aprovação de originais atendem às normas internacionalmente consagradas: avaliação cega por pares, reforcando impessoalidade, rigor científico e adequação editorial.

Os pareceristas recebem originais anônimos para análise, ao passo que os autores têm, ao final do processo, acesso às avaliações de seus textos, também sem a identificação dos pares.

Na distribuição dos originais aos avaliadores serão evitadas situações de conflito de interesse ou outras que prejudiquem a análise competente e justa dos textos.

Não caberá recurso ao trabalho recusado.

 

Periodicidade

Anual

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Áreas de Concentração

Os Artigos, Relatos de Experiências, Revisões e Resenhas submetidos devem versar sobre uma das áreas de concentração a seguir:


1. Meio Ambiente e Territorialidades 

Trata­-se de tensionar a análise das relações recorrentemente contendísticas entre meio ambiente ­ e a percepção que temos do poder social, cultural, político e econômico exercido por uma coletividade em um dado espaço geográfico. Almeja-se compreender as questões engendradas por e engendradoras do impasse entre ciência instrumental – ainda alicerçada em uma lógica positivista ­, economia, sociedade e natureza, com o intuito fornecer subsídios teóricos e práticos para a  construção de uma epistemologia socioambiental crítica.

2. Território e Imaginários

Diz respeito aos estudos sobre as representações conscientes e inconscientes da humanidade – o imaginário -­ e a sua relação com a territorialidade, cuja compreensão da ocupação do território ocorre pelo ser humano a partir do entendimento de que o espaço é demarcado, vivisseccionado e instrumentalizado por interesses políticos, econômicos e culturais.

3. Educação, Tecnologias e Sociedade

Referem-se a trabalhos que vão de e ao encontro ao desenvolvimento das técnicas e tecnologias, sua instrumentalização em prol de interesses econômicos – que fomentam a alienação e a reificação ­travestidos recorrentemente por uma bruma ideológica humanista que afetam a sociedade como um todo, assim como todas as suas formas específicas de reprodução sociocultural, como a instituição escolar. Entretanto, mesmo esta asseveração é ideológica, e por esse motivo, negar as possibilidades intelectivas que o turbilhão de modernidade traz à educação escolar ­ em todos os níveis de ensino e áreas do conhecimento ­ equivale à negação da própria natureza dialética e histórica do ser social. Nesse caminho, são esperadas contribuições teóricas, relatos de experiências e resenhas de obras que se detenham criticamente sobre os impactos das novas tecnologias no processo de ensino­-aprendizagem, assim como as injunções e transformações dos próprios fundamentos teóricos da educação.

4. Turismo, Cultura e Sociedade

Na contemporaneidade, o turismo se tornou uma das mais importantes atividades econômicas em escala mundial, o que gerou denominações como “turismo de massa” e “indústria do turismo”. Desse modo, a capacidade de gerar transformações espaciais, ambientais, políticas, econômicas e culturais, por parte do turismo, é patente e inequívoca. Com tais características, o turismo apresenta-se como um importante veículo na busca da compreensão da sociedade atual, dada a complexidade dos diversos setores que participam no sistema turístico como, transportes, infraestruturas, serviços, comunicação, entre outros.


5. Esportes, Cultura e Sociedade
Aborda os estudos relacionados com os nexos das diversas manifestações culturais, (geo)políticas, econômicas, sociais e territoriais que envolvem uma dada sociedade por meio dos esportes.