Soluções Energéticas para o Sistema de Aquecimento Solar do Alojamento Estudantil do Campus Barbacena

Bruno Henrique dos Santos, Vanessa Aparecida Ferreira, Fernanda de Lourdes Almeida Cruz

Resumo


Atualmente o Instituto Federal Sudeste MG – Campus Barbacena possui um sistema de aquecimento solar para fornecimento de água quente para o alojamento estudantil. São 104 placas coletoras de 2,0 m2 cada uma, que aquecem a água proveniente da tubulação, a qual é armazenada em um reservatório isolante até o consumo. O funcionamento adequado do aquecedor solar é essencial para o aproveitamento pleno de energia limpa alternativa, viabilizando a economia de energia elétrica. Nesse intuito, foi calculada a capacidade do sistema de aquecimento e fornecemos medidas alternativas para melhor se aproveitar o uso de sistema de aquecimento, de forma a ampliar o seu potencial de utilização.

Texto completo:

PDF

Referências


Brasil. Ministério de Minas e Energia. Eletrobrás. Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL). Brasília, 1985. Disponível em: . Acesso em: 02 out. de 2013.

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Atlas de Energia Elétrica do Brasil. 2ª Ed. Brasília: 2005. Disponível em: . Acesso em: 02 out. 2013.

TIPLER, Paul A; MOSCA Gene. Física para cientistas e engenheiros. Rio de Janeiro: LTC, 2010. Volume 1.

Duffie, J.A.; beckman, W.A. Solar engineering of thermal processes. 2 Ed. New York: John Wiley & Sons, 1991.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.