Mapeamento da leitura extraclasse dos alunos da 2a e da 3a série dos cursos técnicos integrados do Câmpus Barbacena

Lucas Matheus Chagas do Nascimento, Roseli Auxiliadora Barroso

Resumo


O baixo índice de leitura, ou até a total inexistência desse hábito na vida acadêmica
de parte significativa dos alunos dos cursos técnicos integrados do IF Sudeste MG –
Câmpus Barbacena se faz notar na dificuldade extremada que esses alunos demonstram na interpretação de textos que vão desde os enunciados de comando das avaliações até textos literários, informativos ou técnicos propostos nas atividades de sala de aula.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. MEC/INEP. Matrizes curriculares de referência do SAEB. Brasília: 1999.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 4. ed. Campinas – SP:

Pontes, 1996.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do

texto. 3. ed. 5. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2011.

MARCUSHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão.

São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte, MG:

Autêntica, 1998.

SIMÕES, José Ferreira; CARNIELLI, Beatrice Laura. Importância da leitura para o

desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental. In: Revista da Educação

PUC-Campinas. Campinas, n.13, p. 51-63, nov.2002


Apontamentos

  • Não há apontamentos.