Cultivo de cogumelos comestíveis da espécie Pleurotus ostreatus (Hiratake) utilizando como substrato resíduos agrícolas provenientes da região de Barbacena-MG

Viviane Flaviana Graduação, Deise Machado Ferreira de Oliveira

Resumo


Os cogumelos são conhecidos e consumidos ao longo do tempo pelas civilizações
romana, grega, chinesa, egípcia e da América Central. Atualmente, são
reconhecidas mais de duas mil espécies de cogumelos potencialmente comestíveis, entretanto, pouco mais que 10 são exploradas comercialmente no mundo. O consumo de cogumelos vem aumentando em função das qualidades nutricionais e medicinais desses produtos. Os fungos de podridão branca, que incluem muitos dos fungos comestíveis e medicinais, entre eles Lentinula edodes (shiitake) e Pleurotus ostreatus (hiratake), são saprófitas e capazes de utilizar lignina, celulose e hemicelulose como fonte de carbono e nutrientes. Essas características permitem que sejam cultivados em grande variedade de matérias ligninocelulósicas, como resíduos agroindustriais, que poderiam ser utilizados também como substratos alternativos de baixo custo para a produção de cogumelos.(RIBEIRO, 2009). O consumo de cogumelos comestíveis no Brasil é de 70g por habitante, valor muito baixo quando comparado ao consumo médio dos franceses, que chega a 4kg per capita (RIBEIRO, 2009). A tendência mundial é de aumento do consumo de cogumelos comestíveis, devido a diversos fatores, como por exemplo, alto teor nutritivo dos cogumelos, fácil digestibilidade, paladar e aroma agradáveis, controle do colesterol, etc. Aliado a estas características, o cultivo de cogumelos exige pequenas áreas e um ciclo de vida curto, o que garante constantes safras. Outra praticidade do seu cultivo é o de que o substrato utilizado para o seu crescim ento é geralmente composto de resíduos agrícolas (BERNARDI et al, 2007; DIAS, 2003). A utilização de resíduos agrícolas para produção de cogumelos comestíveis é promissora pela abundância desses resíduos na região e também a produção de cogumelos pode ser uma alternativa de renda para o produtor rural que dispõe de grandes mercados próximos para sua produção. Entretanto, apenas, após criteriosa avaliação científica é que esses substratos podem ser utilizados já que sua composição e procedência podem influenciar na qualidade e na produtividade dos cogumelos. O presente trabalho visa testar diferentes substratos agrícolas provenientes da região de Barbacena - MG e viabilizar a produção de cogumelos pelos produtores da região cujas propriedades há baixa utilização de insumos agrícolas.


Texto completo:

PDF

Referências


BERNARDI, E. et al. Utilização de diferentes substratos para a produção de inóculo de Pleurotus ostreatoroseus Sing. R. Ciência Agronômica, v. 38, 2007.

RIBEIRO, João Júlio Oliveira, D Sc.. Universidade Federal de Viçosa, Abril de 2009. Caracterização de cogumelos de Pleurotus ostreatus e Lentinula edodes produzidos em resíduos agroindustriais.

DIAS, E.S. et al. Cultivo do cogumelo Pleurotus sajor-caju em diferentes resíduos agrícolas. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 27, n. 6, p. 1363-1369, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.