O CICLO DE VIDA DO PRODUTO TURÍSTICO E AS ESTRATÉGIAS DA GESTÃO DE MARKETING NO ARRAIAL DE CONCEIÇÃO DO IBITIPOCA, MUNICÍPIO DE LIMA DUARTE - MG

Ana Emília Carvalho de Souza, Valdir José da Silva

Resumo


O arraial de Conceição de Ibitipoca, município de Lima Duarte – MG é um dos
destinos turísticos mais importantes do Estado de Minas Gerais, constituindo-se em
um dos locais preferidos pelos amantes da natureza e da cultura mineira. A história
do desenvolvimento turístico do Arraial de Conceição de Ibitipoca permite uma
analogia com os conceitos de Butler (1980), onde um produto turístico passa por
fases. Estas etapas são divididas por ele em: exploração, investimento,
desenvolvimento, consolidação, estagnação e declínio ou rejuvenescimento.


Texto completo:

PDF

Referências


BUTLER, R.W. (1980). “The Concept of a Tourist Area Cycle of Evolution: Implications for Management of Resources”. Canadian Geographer.

TRIGUEIRO, C.M. Marketing e turismo: como planejar e administrar o marketing turístico para uma localidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.