A TEORIA DA MENTE NOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Maria Suely Rodrigues de Faria, Lídia de Lima Prata Cruz

Resumo


Este artigo tem como objetivo avaliar a produção bibliográfica constituída por estudos realizados entre 2009 e 2013, sobre intervenções em Teoria da Mente nos Transtornos do Espectro do Autismo. A busca foi realizada nas bases de dados MedLine, Lilacs – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e SciELO – Scientific Electronic Library Online, indexados até o dia 22 de fevereiro de 2014, utilizando as palavras-chave Autismo Infantil, Cognição Social e Teoria da Mente. Foram localizados 44 artigos na base de dados MedLine e 1 artigo na Lilacs; nenhum artigo foi encontrado na SciELO. A partir daí, foi feita uma seleção que se restringiu a estudos de intervenção na Teoria da Mente em crianças com diagnóstico clínico de Autismo.


Palavras-chave


Autismo Infantil, Cognição social e Teoria da Mente

Texto completo:

PDF

Referências


Manual Diagnóstico e Estatístico – DSM-V (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 5th ed. – American Psychiatric Association, 2013).

...as falhas no estabelecimento de relacionamentos emocionais, a evitação do contato visual e corporal e o uso de recursos linguísticos de modo anormal sugerem um empobrecimento na apreciação de estados mentais em outros indivíduos, mesmo que outras capacidades cognitivas estejam intactas. (FIAES; BICHARA, 2009).

...termo utilizado para nomear a habilidade automática e espontânea de reconhecer emoções, pensamentos e intenções, em si mesmo e nos outros. (CAIXETA, 2005).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.