INTERNACIONALIZAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS: ESTUDO DE CASOS DE EMPRESAS ORIGINÁRIAS DE INCUBADORAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Helder Antônio Silva, Nicássia Feliciana Novôa

Resumo


Este estudo tem como objetivo avaliar os fatores relacionados à internacionalização das pequenas e médias empresas que iniciaram suas atividades dentro de incubadoras universitárias em um país emergente, o Brasil; sendo estes o porquê e como tais empresas foram internacionalizadas. Por meio das evidências empíricas de um estudo de casos duplo, verifica-se que PMEs pesquisadas possuem diversas características das PMEs de estudos anteriores, como a obtenção de conhecimento do mercado externo e a inovação tecnológica como fatores motivacionais para internacionalização. O modo de entrada destas PMEs foi de certa forma acelerado, podendo considera-las empresas born globals. Constatou-se também a necessidade de melhor preparar os gestores de incubadoras de universidades públicas brasileiras no sentido de desenvolver conhecimentos sobre empreendedorismo internacional, já que as incubadoras são consideradas uma das principais fontes de desenvolvimento tecnológico para o Brasil.

Palavras-chave


Internacionalização, Pequenas e Médias Empresas, PME, Incubadora

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