PRODUÇÃO ARTESANAL DE VINHO: UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA AOS PEQUENOS PRODUTORES DA ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS

Ana Paula de Lima Florentino Matta, Elisandra Maria dos Santos, Lilith Conceição Silva, Luana de Souza Ramos, Tamires Cristina de Carvalho

Resumo


O vinho é uma bebida alcoólica fermentada por difusão, que é obtido genericamente pela fermentação alcoólica de um suco de fruta natural madura. A produção artesanal de vinhos se dá mais comumente com a uva, mas percebe-se que fermentados produzidos por outras frutas também são viáveis e saborosos. Desta forma, objetivou-se neste trabalho, realizar a produção artesanal de vinhos a partir de frutas cultivadas na região da Zona da Mata Mineira e selecionar o melhor produzido. Para a produção dos fermentados, primeiramente, montou-se o biorreator. Posteriormente, iniciou-se a produção do mosto de frutas para a fermentação que continha o suco de cada fruta, açúcar e água. Como agente fermentador utilizou-se Saccharomyces cerevisiae, hidratado em água, sendo ainda adicionado metabissulfito de sódio. Depois de produzidos, os vinhos foram submetidos à avaliação sendo comparados e registrados por meio de gráficos e tabelas. Os vinhos foram classificados como regulares, sendo os vinhos de uva e laranja considerados melhores, com nota média de 3,7, obtendo um resultado satisfatório para uma primeira realização. A técnica de fermentação de frutas é um processo simples e de baixo custo que pode se tornar uma nova fonte de renda para pequenos produtores.


Palavras-chave


Fermentação, frutas, sabor

Texto completo:

PDF

Referências


Referências Bibliográficas

AQUARONE, Eugênio. Biotecnologia industrial: biotecnologia na produção de alimentos. São Paulo: Blucher, 2001.

ANDRADE, Murilo Barbosa; PERIM, Guilherme Augusto; SANTOS, Tássia Rhuna Tonial; MARQUES, Rubiane Ganascim. “Fermentação alcoólica e caracterização de Fermentado de Morango”. In: BBR – Biochemistry and Biotechnology Reports. Londrina: Anais do III Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia, v. 2, 2013. p. 265-268.

ANDRADE, Paulo Fernando de Souza. “Fruticultura - Análise da Conjuntura Agropecuária”, 2012. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2014.

CORAZZA, Marcos L.; RODRIGUES, Dina G.; NOKAZI, Jorge. “Preparação e caracterização do vinho de laranja”. In: Química Nova. Maringá: Scielo, vol. 24, 2001. p. 449-452, 200.

FERRO, Cristineide Maria Costa; JUNIOR, Ozelito Possidônio Amarante; FILHO, Arão Pereira Costa. “Produção artesanal de vinho de açaí”. In: Caderno de Pesquisa. São Luiz, v. 11, 2000. p. 45-50.

HASHIZUME T. Tecnologia do vinho. In: AQUARONE, Eugenio et al. Biotecnologia Industrial: Biotecnologia na produção de alimentos. São Paulo: Blücher, 2001. p.544.

IBRAVIN - Instituto Brasileiro do vinho. “História do vinho no Brasil”. Disponível em:< http://www.ibravin.org.br/historia-do-vinho-no-brasil>. Acesso em: 02 set. 2014.

PROTAS, José Fernando da Silva; CAMARGO, Umberto Almeida; MELO, Loiva

Maria Ribeiro. “A vitivinicultura brasileira: realidade e perspectivas”. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2014.

RIZZON, Luiz Antenor; ZANUS, Mauro Celso; MANFREDINI, Sadi. Como elaborar vinho de qualidade na pequena propriedade. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 1996.

RIZZON, Luiz Antenor. “É possível elaborar Vinho em casa?” Vinho Magazine, 2005.

Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2014.

WINE IN MODERATION. “Tecnologia e inovação do vinho”. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.