FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: COMPETÊNCIAS E DESAFIOS PARA A INSERÇÃO PROFISSIONAL

Marcos Pavanai de Carvalho, José Fernandes Silva

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de uma investigação a respeito das competências adquiridas na formação inicial de professores de matemática e suas implicações no contexto da inserção destes professores na educação básica. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, com duas professoras voluntárias, no segundo semestre de2014. Aanálise de dados fundamentou-se nos estudos de Ball (2008), Font (2011; 2013) e Ponte (1999; 2002). Este estudo revela que as professoras sentem-se seguras quanto aos conhecimentos matemáticos necessários para ensinar – conhecimento do conteúdo comum e buscam planejar e organizar suas aulas priorizando a aprendizagem do aluno – conhecimento especializado do conteúdo. A iniciação à investigação foi considerada como elemento importante para o enfrentamento dos desafios da docência. Ainda apontam o Pibid e o Estágio Supervisionado como fatores fundamentais ao conhecimento e reflexão sobre a escola.


Palavras-chave


Formação de Professores de Matemática, Competências, Educação Matemática.

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