A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA PARA A APRENDIZAGEM E A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Maria Elizabeth Magri Silva, Andréia Oliveira Vicente, Aurora Maria Borges Ferreira, Marcus Vinicius Magri Silva

Resumo


 

A partir de revisão de literatura, foram analisadas questões referentes à relação família-escola, enfocando a importância, os entraves e as expectativas dos envolvidos nessa parceria. Apresentou-se os vários arranjos familiares da atualidade, enfatizando o que é de responsabilidade da família e o que é da escola, culminando com a  interdependência existente entre estas duas instituições, a influência da família na aprendizagem do filho/aluno e as alternativas para que a comunidade participe de forma efetiva no ambiente escolar. São apresentados relatos que demonstram o desempenho da escola na realização de atividades que a aproxima da família e o ponto de vista dos atores desse processo: os pais, o filho/aluno e os profissionais da educação. Verificou-se, a partir deste estudo, que a relação família e escola demonstra uma tomada de consciência, além de ser também um ato político que estimula a cidadania. Desvenda-se então uma relação marcada por situações vinculadas a algum problema, como o baixo rendimento escolar dos filhos, a ação da escola na orientação dos pais de como educá-los, e a omissão dos mesmos na realização das atividades escolares à medida que o filho avança nas séries. A atuação do psicopedagogo, de maneira preventiva, assessorando e esclarecendo a escola sobre os diversos aspectos do processo de ensino-aprendizagem, analisando os fatores que favorecem, mediam ou prejudicam um bom aprendizado. Em síntese, há atualmente uma necessidade de se elaborar novos debates sobre o tema e formular propostas que contribuam eficazmente para o reconhecimento e valoração dos pontos positivos concernentes ao processo educativo.



Palavras-chave


Aluno. Pais. Ensino. Cidadania

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

BENITEZ, P. Escola para pais: repaginando a relação família-escola. Psicopedagogia On Line. 2008. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1064. Acesso em 07/06/2013.

BERNARDINO, L.M.F.; KUPFER, M.C.M. A criança como mestre do gozo da família atual: desdobramentos da "pesquisa de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil" . Revista Mal-Estar e Subjetividade.v.8, n.3, Fortaleza, set.2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1518 61482008000300005&script=sci_arttext. Acesso em 09/10/2014.

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. de L. T. PSICOLOGIAS: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, Ed. 14. Ano 2009. 368 p.

CASTRO, J. M.; REGATTIERI, M. (Orgs.). Interação escola–família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009. 104 p. Revisado em 2012.

CUNHA, M. A. de A. A relação família-escola rural/do campo: os desafios de um objeto em construção. Educação e Diversidade. 2010, p. 214-234. Disponível em: www.ufpe.br/cead/estudosepesquisa/textos/maria_amalia1.pdf‎. Acesso em 01/06/2013.

DIOGO, A. M. Do envolvimento dos pais ao sucesso escolar dos filhos: mitos, críticas e evidências. Revista Luso-Brasileira de Sociologia da Educação, 2010. fae.ufmg. br. P. 71-96. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/osfe/Diogo,%20Ana%20Matias. Pdf. Acesso em 29/05/2013.

NASCIMENTO, F. D. do. O Papel do Psicopedagogo na Instituição Escolar. Mar/2013, 4p. Disponível em: http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/o-papel-do-psicopedagogo-na-instituicao-escolar. Acesso em 09/06/2013.

OLIVEIRA, C. B. E. de; MARINHO-ARAÚJO, C. M. A relação família-escola: intersecções e desafios. Estud. psicol. (Campinas) vol.27, nº.1. Campinas, mar. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103 166X2010000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em 30/05/2013.

SAVIANI, D. Educação Brasileira: Estrutura e Sistema. 10ª ed. Campinas, SP: Autores Associados. 2008. 161p.

SILVA, A. M. F. da. A importância da atuação psicopedagógica no contexto escolar. Psicopedagogia On Line. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1422. Acesso em 08/06/2013.

SOUZA, M. E. do P. Família/Escola: a importância dessa relação no desempenho escolar. Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Paraná. 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.