PERSPECTIVAS E LIMITAÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE TURISMO DE OURO PRETO/MG

Camila de Fátima Mateus, Valdir José da Silva

Resumo


 

RESUMO

Este artigo teve como objetivo analisar as perspectivas e limitações encontradas na implementação do planejamento turístico de Ouro Preto/MG. Para tanto, procurou-se comparar a estrutura (etapas) do planejamento realizado no município de Ouro Preto/MG; e, esclarecer o modo como a gestão do planejamento turístico vem sendo aplicado no âmbito municipal. Com o intuito de cumprir com os objetivos propostos no trabalho, adotou-se uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa, subdividida em 4 estágios: o levantamento bibliográfico; a pesquisa documental; análise in loco por meio de entrevistas semiestruturadas; e, a apresentação e discussão dos resultados. Após as informações produzidas percebeu-se que embora o Plano de desenvolvimento do turismo seja prematuro, o mesmo vem sendo efetivado de modo contínuo e permanente, por intermédio do Poder Público, representado pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) composto pelos demais atores envolvidos. No que tange às limitações, ficou evidente que as mesmas estão relacionadas a questões políticas, a carência em investimentos no setor, a burocratização para liberação de ações e a pequena participação do terceiro setor.

Palavras-chave: Turismo, Planejamento, Gestão.


Palavras-chave


Turismo. Planejamento.Gestão.

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

ALMEIDA, J. R.; MARQUES, T.; MORAES, F. E. R.; BERNARDO, J. Planejamento Ambiental: caminhos para participação popular e gestão ambiental para nosso futuro-comum – uma necessidade, um desafio. 2. ed. rev. e at. Rio de Janeiro: Thex. 1999.

ANJOS, F. A.; VIANA, L. J. T.; LOPES, E. B. A organização do espaço público e privado na área central do sistema turístico. Estudos e Perspectivas em Turismo. V.18 ,p.588-605, 2009.

BARRETTO, Margarita. Planejamento e organização em turismo. 2.ed. Campinas: Papi-rus,1996.

BARRETTO, Margarita. Planejamento responsável do turismo. São Paulo: Papirus, 2005. –Coleção Turismo.

BOGDAN, R.; BIKLEN S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teo-ria e aos métodos. Portugal: Porto, 2003.

BRASIL. Ministério do Turismo. Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil: Módulo Operacional 5 – Implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Regional. Brasília: Ministério do Turismo, 2007. Disponível em: http://www.regionalizacao.turismo.gov.br/images/roteiros_brasil/implementacao_do_plano_estrategico.pdf . Acesso em 23/01/2018

COOPER, C.; FLETCHER, J.; WANHILL, S.; GILBERT, D.; SHEPHERD, R. Turismo: Princípios e práticas. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

DIAS, R. Planejamento do Turismo: política e desenvolvimento do turismo no Brasil. São Paulo: Atlas, 2003.

GRANJA, S. I. B. Elaboração e avaliação de projetos. Brasília: Capes, UAB,2010.

HALL, Colin Michael. Planejamento Turístico: Políticas, processos e relacionamentos. 2º Ed. São Paulo: Contexto, 2004 – (Coleção Turismo Contexto).

HALL, C. Planejamento turístico: políticas, processos e relacionamentos. São Paulo: Contexto, 2004.

KINKER, S. . Ecoturismo e Conservação da Natureza em Parques Nacionais. Campinas: Papirus, 2002.

LAI, k.; LI, f.; FENG, X. Lacuna entre planejamento e implementação do turismo: um caso da China. Tourism management. 2006, v. 27, p. 1171-1180. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/222426225_Gap_between_tourism_planning_and_i%20mplementation_A_case_of_China . Acesso em 27de setembro de 2017.

MASON, P. Impacto do turismo, planejamento e gerenciamento. Londres: Butterworth Heinemann, 2003.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO. Turismo Internacional: uma perspectiva global. Porto Alegre: Bookman, 2003.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO. Guia de desenvolvimento do Turismo Sustentável. Porto Alegre: Bookman, 2008.

PETROCCHI, M.. Turismo: planejamento e gestão.6. ed. São Paulo: Futura, 2002.

PETROCCHI, Mário. Turismo: planejamento e gestão. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice, 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO. Lei nº659, de 20 de junho de 2011.Estabelece o Conselho Municipal de Turismo. Lex: Legislação Municipal. PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO. Lei nº587, de 27 de setembro de 2010. Cria o Fundo Municipal de Turismo FUMTUR e dá outras providências. Lex: Legislação Municipal. Disponível em http://www.ouropreto.mg.gov.br/transparencia/index.php?q=Fundo+Municipal+de+Turismo&ano=2010&page=pesquisa-diario . Acesso em: 05 de outubro de 2017.

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO. Lei nº 971 de 15 de dezembro de 2015.Estabelece a Política Municipal de Turismo de Ouro Preto e dá outras providências. Lex: Legislação Municipal. Disponível em: http://200.97.17.194/arquivos/sisnorm/NJ_img(15340).pdf . Acesso em 07 de setembro de 2017.

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO. Plano Municipal de Turismo de 2015 -2025. Indisponível. Acesso em 24 de abril de 2017.

RUSCHMANN, D. V. M. Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambi-ente. 16.ed. Campinas: Papirus, 2010.

SOUZA, M. J. Políticas públicas e o lugar do turismo. Brasília: Universidade de Brasília; Departamento de Geografia; Ministério do Meio Ambiente, 2002.3.vls.

VIEIRA, J. Planeamento e ordenamento territorial do turismo: uma perspectiva estratégica. São Paulo: Editora Verbo, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.